Click Aqui

Você acha que as escolas matam a criatividade?

O ser humano é dotado de um potencial criativo gigantesco e maravilhoso, mas quando somos crianças todos, ou pelo menos a grande maioria de nós seguimos o mesmo rumo, indo para as escolas que ensinam da mesma maneira que ensinavam há muitas décadas atrás.
Será que não está na hora de começarem a pensar em alternativas onde a criatividade seja tratada com a mesma importância ou mais do que aprender a fazer contas.
Afinal, as pessoas nascem com talentos diferentes mas acabam por ser formatadas todas da mesma maneira.
Você tem alguma alternativa? Quem sabe as crianças do futuro experimentem uma forma diferente de se prepararem para a vida. Incentivados a errar milhões de vezes.

Tags: criatividade, educação, futuro, inovação

Exibições: 117

Responder esta

Respostas a este tópico

Depende muito de que tipo de escola você esta se referindo, há escolas que incentiva o aluno a “pensar” usar sua criatividade para resolve e solucionar “tarefas” mas a grande maioria ensina o que é de interesse para o governo, eles gostam de ter cordeirinhos assim fica mais fácil a massificação e viver nesse nossa sociedade não concorda? Mas seria bem interessante mudar o meto de ensino e assim ter grandes futuros criativos.
Sim, é verdade que existem escolas inovadoras, mas infelizmente são casos raros.
A minha intenção foi referir-me ao sistema educacional, aos fundamentos, a falta de questionamento em relação à nossa cultura de inovação e a uma fábrica de cordeirinhos como você mencionou.
Imagine se ao invés de sermos reconhecidos por fazer mais vezes a coisa certa e previsível, fossemos premiados por falhar mais.
Simplesmente porque quanto mais falharmos, maiores as nossas chances de criarmos algo realmente novo e não ao contrário.
Deviam ensinar a desafiar o status quo, a encontrar novas soluções e não apenas aprender o manual de respostas já estabelecidas.
Quais são as escolas que premiam os alunos inovadores, os incentiva a correrem riscos e a pintarem fora do quadrado?
Não quero responsabilizar o governo, até porque eles já vivem bastante enroscados nas suas burocracias espirais. Acho que depende muito mais da liderança dos pais e outros agentes sociais para incentivarem este tipo de mudança.
Acho que isso sim é responsabilidade social para as empresas, promover este tipo de cultura. Há tantas empresas "criativas" por aí, porque não elas iniciarem este movimento?
Concordo. Acredito que as crianças devem ser orientadas. Os adultos devem mostrar o melhor caminho que já foi traçado por seus antepassados dentro da cultura, mas não devem vetar a forma da criança pensar ou simplesmente classificar essa diferença como erro.

Na faculdade a gente também ver muitos professores autoritários que não admitem serem questionados sobre o assunto que está sendo exposto.

Devemos sempre agregar os conhecimentos aos nossos pensamentos para continuarmos uma espécie em evolução.
É isso mesmo Luciana. A questão é que nos ensinam a pensar dentro de determinados padrões ao invés de nos mostrarem que nada na vida é certo, é tudo uma questão da perspectiva que escolhemos para ver. Deveriam nos treinar para isso, para o questionamento e não nos contetarmos com as respostas dadas como certas.
will
www.buzz-digital.net
Eu não sei se é lenda acadêmica, mas eu já ouvi estória de um professor de exatas que ensinava tudo errado e tirava onda com a cara dos alunos depois. Anos e anos engolindo conteúdo pra se sair bem nas provas, ser o melhor em uma coisa sem propósito imediato, alimentado pela fé de conseguir uma recompensa. Ah o diploma!
Acho que a criatividade é a recompensa, a gente pega a idéia, constrói e pronto.
Acho que as escolas intimidam, escondem a criatividade. Falo isso pelo menos do método de ensino tradicional, que eu conheço. Existem outros métodos que devem ser mais estimuladores e legais, como o construtivista que eu conheço um pouco, mas realmente são mais caros.
As escolas já tem todo conteúdo programado, impõem o conhecimento e acabam que não dão espaço nem permitem que os alunos façam questionamentos... Creio que é um fator cultural, as escolas são assim há anos e a maioria das faculdades também.
Acho que isso limita a capacidade da criança de pensar, enquanto deveriam ser incentivados a discutir, etc, para desenvolverem a criatividade que crianças já têm essencialmente, além do senso crítico.
quem bloqueia, é o mundo
OLha concordo plenamente

Olha minha alternativa seria não mesma rotina e mas carga hoaria de aula não com lições tipo como japão.

Na parte da manhã a criança estuda a tarde crianças de 7 a 13 anos seria uma iniciativa de criação desenhos eventos e até mesmo gincana.Se você por lá bricando desenhe um elefante azul ou até mesmo monte uma musica acho que isso estimula as crianças cada vez mais.

e dos 14 aos 17 acho que seria uma ideia legal eles terem palestra de cursos para pessoa se interessar mas e não precisa ficar nas elas direto .

Como aqui onde moro tem varias escolas tecnicas com uma palestra eu tive a ideia de qual curso presta fiz um tecno adorei mas não era minha area tenti outras.

Acho que a escola não deve repeender uma criança quando desenha na carteira veja como ela se sai em artes.

talvez ela seja um design em potencial ^^
O Hugh MacLeoad não escreveu que todo mundo ganhou um jogo de lápis de cor quando criança? A criatividade está em cada um. Cabe a nós mantermos isso vivo...e falo com "mea culpa", eu mesmo não me esforço muito...
Acredito que escolas apenas procuram canalizar a criatividade para para tornar a expressão da mesma mais eficiente.
As boas, pelo menos. Afinal, professor desestimulado propaga isso como fogo na pradaria.
Mais que a escola, a sociedade e a forma que vivemos mata o ser criativo, puro e diferente que vive dentro de cada um de nós.

Talvez matar não seja o verbo correto. Corromper se encaixa melhor. Quando crianças, somos incorrompíveis. Somos 100% sinceros, 100% criativos, 100% inovadores, 100% únicos. Os pais e familiares, seres geralmente perdidos e besuntados de uma realidade social retrógrada impõe aos filhos N limites e limitações. As escolas, por mais que tentem sair da rotina, não vão conseguir mudar nada.

E ao invés de evoluirmos, retrocedemos para nos encaixar ao mundo atual. Quem não se encaixa, é maluco, é inconsequente, é ignorante, é abestalhado, é irresponsável.
ô tema difícil. Até pq parece ser simples!
´me parece q a escola virou o "o bode espiatório" da sociedade, explico:se pensarmos no papel das instituições no início do século XX, veremos q a familia criava, a escola instruia, a igreja moralizava e o estado colocava as regras. de lá p cá temos uma igreja q não moraliza, um estado q não orienta e uma família q delega a criação, sobrou p quem?p escola! contudo, nesse período surgem as empresas q se apropriam do tempo das pessoas e q precisam tomar seu papel junto a sociedade e ajudar a escola no processo educacional.
bebam água!

RSS

Membros

© 2012   Criado por Pedro Cabral.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço