Click Aqui

"Está pensando em criar um blog? Aqui vai um conselho de amigo: não faça isso. E, se você já tem um, tire ele do ar".

A bombástica frase acima é a primeira de um artigo publicado recentemente no site da revista Wired, intitulado Twitter, Flickr, Facebook make blogs look so 2004 (Twitter, Flickr e Facebook fazem os blogs terem cara de 2004, em tradução livre). Na matéria, o jornalista Paul Boutin argumenta que a blogosfera se profissionalizou tanto que as chances de um blogueiro independente construir relevância caíram imensamente nos últimos quatro anos.

Para Boutin, hoje em dia, expressar idéias pessoais usando serviços como Twitter, Flickr, YouTube e Facebook faz muito mais sentido se o que você quer é ter sua opinião ouvida e ecoada Web afora. Eles permitem mais visibilidade, formatos multimídia e texto ágil e conciso – coisa que não existia em 2004, quando os blogs eram, de fato, a melhor alternativa, diz ele.

Mas será mesmo que os blogs estão com os dias contados? Ou será que a Wired caiu na tentação do achismo futurista?

O que você acha?

Tags: 2008, YouTube, blogs, facebook, flickr, social media, twitter

Exibições: 1

Respostas a este tópico

Acredito que conteúdo é o rei não importa a mídia. O que acontece é que quando uma nova tecnologia chega ou torna-se mais popular muitos vêem como se fosse ( como diria mainha) "água de nossa senhora de Lurdes" e resolverá todos os seus problemas de marketing digital...Não é bem assim. Aqueles que produzem conteúdo relevante e interessante sempre será procurado e sempre estará em evidência.

O maior problema que a revista apresenta é para aqueles publicitários que vendem para os clientes soluções que não podem prover e que terão que parar de falar de blogs para falar de twitter e youtube
Eu utilizo o blog com meus clientes para melhorar indexação no google, para relacionamento e também para pesquisa de opinião. Acho uma ferramenta muito boa para essas três finalidades.

O Twitter está subindo no telhado por causa da crise econômica e por eles não terem investido em publicidade. Li numa matéria essa semana.

Disseram essa semana também que o email vai acabar. Acho que os achismos e inventar tendências às vezes dão no saco. :)

Eu acho o blog uma ferramenta fundamental.
Concordo com a resposta do Lucas.
Acho que se o conteúdo produzido é relevante os blogs continuarão tendo seu espaço.
Twitter, YouTube e Facebook possuem suas vantagens e particularidades que os validam para determinadas táticas e segmentos.
Para muitos dos blogs que continuarão a existir as outras ferramentas servirão como um complemento a favor da interatividade e aproximação com os interlocutores.
Oi! Não acho que os blogs estejam com os dias contados. Sem querer plagear Chris Anderson... na internet, a cauda é bem looooonga e há espaço para tudo, todos e todas as formas de expressão. Se vamos dar conta de acompanhar todas?... isso eu não sei... mas sempre haverá o espaço e o público de cada tribo, isso haverá. O formato? Cada um escolhe o seu. O que vale é o conteúdo! Assim, na minha opinião, acho que os blogs não estão com os dias contados, a não ser - que por algum incremento - a ferramenta ganhe um novo nome. ;) Abraços.
Não acredito que isso tenha qualquer peso, bem como seja relevante.
Se os blogs realmente tiverem fim, os outros meios de comunicação e rede sociais acabariam por agregá-los, pois mesmo usando o Twitter, o Orkut ou o Facebook, quando da necessidade de defender uma idéia ou provocar uma discussão (sadia) faz-se necessária uma divagação através de um texto consizo, de imagens, de links, etc...

E não 'chovendo no molhado', como o próprio Lucas disse, conteúdo é a atração para um blog, e pra cada tribo existe um formato, sempre haverá quem leia, visite (ainda que não comente) e indique aquele o qual visita esporadicamente.
Que me perdoem todos, me perdoe o Paul Boutin, me perdoe o Chris Andersen, mas achei a matéria de uma profunda falta de visão e até mesmo um tanto quanto irresponsável.

Depois desta matéria, infelizmente eu lerei a Wired com outros olhos.

Que a Internet estará cada vez mais fragmentada, isto é um fato e, ao meu ver, uma tendência irreversível.
Mas é justamente por isso que os Blogs estarão cada vez mais presentes e em alta.

Que alguns blogs estão perdendo audiência para outros, ok, isto é fato também, mas isto não implica no fim dos Blogs.

Para mim é de uma irresponsabilidade enorme, uma revista com este gabarito, escrever algo como:
Thinking about launching your own blog? Here's some friendly advice: Don't. And if you've already got one, pull the plug.

E depois ele ainda continua: If you quit now, you're in good company.

É um exagero!

Se para alguns os Blogs já não servem mais, até ai tudo bem, mas por conta disso dizer que eles estão com os dias contados há uma enorme diferença.

Considero até normal, depois de um tempo, um blogueiro que deu certo, partir para uma outra. Mas isto não significa que os Blogs como categoria, sofram qualquer abalo.

Sem dúvida não vivemos mais o boom do início dos Blogs, que foi áureo, pela grande novidade que traziam. Novidade esta que permitia que pessoas, a partir das suas próprias casas e de seus próprios Home’s PCs, com uma estrutura extremamente simples e com um custo próximo do zero, pudessem se expressar e serem vistas por qualquer outra pessoa do globo, algo nunca antes possível para seres humanos tão comuns.

Mas não é porque o boom desta novidade passou e que os Blogs se popularizaram que isto significa que eles deixarão de ter valor ou que estão perdendo sua força. Mesmo que individualmente alguns até estejam perdendo força, como coletivo, ao contrário, ganham mais força a cada dia.

Veja por exemplo este exemplo: onde você está lendo esta matéria agora?
Num Blog!
Percebe?

Assim sendo, diante dos mesmos argumentos, meu artigo seria totalmente diferente e iria para a linha:
Você ainda não tem um Blog? O que está esperando para ter um?

Por fim, deixo aqui um endereço de um outro lugar na NET, muito bom, em que este mesmo assunto foi também bastante comentado:
http://blog.izea.com/2008/10/eight-reasons-why-blogging-will-be-big...

Percebam: este último endereço também se encontra "num Blog".

Abraços
Eu acho que se toda vez que a Wired decretasse o fim de alguma coisa ela realmente deixasse de existir, o universo já teria colapsado e se tornado o grande nada. Quem vai decretar o fim dos blogs (pessoais, profissionais ou o que quer que seja) será a mesma entidade que fez com que eles surgissem no radar: o interesse - tanto de quem faz quanto de quem lê.
Claro que não.
É óbvio que a fragmentação e popularização dessa ferramenta acaba por produzir muita coisa descartável, mas ao mesmo tempo muita coisa relevante.
Twitter, Flickr, Youtube e Facebook cumprem funções individuais específicas que atendem tipos de público diferentes.
O Blog permite maior abrangência e múltiplas possibilidades de formato, o que torna a ferramenta mais interessante e possibilita que a mesma seja sempre atual.

Além de tudo isso, espero e sei que, apesar de muitos perderem o costume de ler textos e os substituirem por trechos de 140 caracteres, sempre haverá aquela parcela da população sedenta por conhecimento de qualidade, que é difícil de se encontrar, mas que continuará existindo.
Cada um tem sua forma de se expressar, não importando se é com 140 caracteres ou um texto. Se o conteúdo for relevante não é o meio em que ele foi publicada que o tornará menos importante. É lógico que será mais difícil ser relevante em uma blogosfera já dominada, entretanto assim como os primeiros blogueiros precisaram de tempo para terem visibilidade, os novos também deverão passar pela mesma experiência.
Concordo com o primeiro post neste tópico... Conteúdo é o rei e sempre será, independente do formato adotado. A Wired caiu sim no achismo do "século XXX" ao canibalizar o blog com essas ferramentas, afinal 140 caracteres não permite um discussão fluída e livre, o blog tem uma característica muito especifica e assim como os outros "meios" vai continuar sendo nicho!
Visibilidade no Youtube mesmo só postando vídeos do Jeremias ou da Gaga de Ilhéus. Quem tem blog, incluindo a minha pessoa, não pensa em conquistar o mundo e ser entrevistado pelo Jô. Quer apenas dizer suas idéias, e assim compartilhar pensamentos com quem se identifica com os seus. Fora isso, fuja dos blogs (por favor).

Vale lembrar que a matéria que ele escreveu fica publicada em uma página que lembra muito um blog de 2.004

Abçs,

Gabriel
Olá, um bom dia!

Realmente?
Nunca, os blogs nunca irão acabar.

Como citaram o twitter, vou usar um exemplo:
- O twitter é um micro-blogging e mensageiro instantâneo onde as pessoas postam pequenas matérias de no máximo 140 caracteres, normalmente seguidas de um link e ou comentários sobre o que as pessoas estão fazendo num determinado momento. Existem matérias que concerteza precisam de um espaço maior do que o pré-determinado normalmente pelos micro-bloggings de no máximo 200 caracteres.
Se formos considerar que as pessoas postam apenas uma chamada para um novo post em seus blogs ou até mesmo postam um link para um título de uma matéria é isto mesmo, para isto que ele serve, mas existe a necessidade de se ler mais.
Deixando claro que não estou impondo minha opinião e sim expondo.

Wired caiu na tentação do achismo futurista.

Obrigado pelo espaço.
Um grande abraço à todos.

RSS

Membros

© 2012   Criado por Pedro Cabral.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço