Click Aqui

"Está pensando em criar um blog? Aqui vai um conselho de amigo: não faça isso. E, se você já tem um, tire ele do ar".

A bombástica frase acima é a primeira de um artigo publicado recentemente no site da revista Wired, intitulado Twitter, Flickr, Facebook make blogs look so 2004 (Twitter, Flickr e Facebook fazem os blogs terem cara de 2004, em tradução livre). Na matéria, o jornalista Paul Boutin argumenta que a blogosfera se profissionalizou tanto que as chances de um blogueiro independente construir relevância caíram imensamente nos últimos quatro anos.

Para Boutin, hoje em dia, expressar idéias pessoais usando serviços como Twitter, Flickr, YouTube e Facebook faz muito mais sentido se o que você quer é ter sua opinião ouvida e ecoada Web afora. Eles permitem mais visibilidade, formatos multimídia e texto ágil e conciso – coisa que não existia em 2004, quando os blogs eram, de fato, a melhor alternativa, diz ele.

Mas será mesmo que os blogs estão com os dias contados? Ou será que a Wired caiu na tentação do achismo futurista?

O que você acha?

Tags: 2008, YouTube, blogs, facebook, flickr, social media, twitter

Exibições: 1

Respostas a este tópico

Olha, eu tenho uns 10 blogs mas é de se rever mesmo estas ideias...
Até póde ser verdade mas sempre será vantajoso para alguem por exemplo, colocar novelas no ar
ha publico para qualquer coisa e muita gente gosta de blogs sim.
O que tem que ser analisado é se o meio esta sendo vantajoso. se meu blog faz sucesso fico com ele do contrario, crio um jornal impresso!

www.silviomonteiro.blogs.com - www.viamaohoje.blogspot.com - www.viamaoincrivel.blogspot.com - www.televia.blogspot.com - www.colocaramnaminhaboca.blogspot.com etc etc
O blog é uma maneira de se expressar, no blog o consumidor pode mostrar o que gostou mostrar para os amigos, as pessoas usam os blogs para se expressar e eu acho que cada vez mais as empresas tem que se apropriarem deles para lançar os seus produtos e até mesmo para fazer pesquisas de mercado. o blog é uma ferramenta muito forte da internet, eu mesma tenho um onde indico produtos e serviços e depois jogo nas comunicadades relacionadas do orkut o post para saber a reação das pessoas que gostam daquela determinada coisa.
http://queindica.blogspot.com
A reflexão que o artigo gerou sobre como blogar em tempos de Flickr, YouTube, Twitter e Redes Sociais variadas foi válida e bastante interessante, mas daí não podemos deixar cair naquela velha idéia de que uma nova mídia mata a outra. Em 2004 os blogs estouraram pq ja tinham evoluido de seu modelo inicial. E isso vai continuar acontecendo.

É legal também voltar essa discussão pra utilização em conjunto de todos esses canais. Mas independente do formato e ferramenta midiática utilizados, a idéia e o conteúdo ainda são o que contam ;)
Acredito muito que o futuro dos blogs se encontra na segmentação de seus públicos. Blogs focados em assuntos específicos tem mais chance de sucesso do que blogs criados para atender a todo o público leitor. E, além disso, um dos diferenciais de alguns blogs está na abertura para discussões das questões colocadas em pauta por seus autores. O campo de comentários começa a se transformar em um fórum onde os leitores poderão arguir a respeito do que foi postado.

Acredito que esse seja o caminho para quem deseja começar um blog. Fazê-lo com dedicação e focado em um assunto da especialidade do idealizador.

RSS

Membros

© 2012   Criado por Pedro Cabral.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço